Cuidados Dentários

Substituição da Escova Dentária

A higiene oral não passa só pela lavagem correta dos seus dentes mas também pela qualidade dos equipamentos que utiliza para os fazer. Com o tempo, as escovas dentárias começam a deteriorarem-se, pelo que é importante a sua substituição. Aconselhamos que essa troca seja feita de 3 em 3 meses e temos um truque para não se esquecer: Troque de escova sempre que trocarmos de estação!

A alimentação é fundamental!

Manter os seus dentes limpos e saudáveis parece ser uma tarefa cada vez mais difícil com a vida agitada que leva? Ter um dentes bonitos e saudáveis depende diretamente de si, mas nós podemos ajudar! Sabia que uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a sua higiene oral? Veja alguns elementos que devem estar presentes na sua alimentação e que o podem auxiliar na sua saúde oral.  **1\. Alimentos ricos em fibra  **Alimentos como frutos secos, vegetais e frutas promovem a auto-limpeza dos dentes. Estes alimentos em conjunto com a saliva podem evitar a formação da placa dentária. **2\. Cálcio  **Este elemento é essencial para manter o dentes saudáveis. Alimentos como a rúcula, os espinafres ou brócolos ajudam os dentes a ficarem cada vez mais fortes.  **3\. Vitamina D ** Alimentos como o atum e o salmão são ricos em vitamina D. Mas sabia que o sol é também um produtor de vitamina D? Uma alimentação equilibrada e uns bons banhos de sol são a junção perfeita para a sua saúde bucal.

Dicas para uma boa Saúde Oral

Para ter um um sorriso bonito e, acima de tudo, saudável pode ter em conta estes 5 passos para um manutenção correta da sua saúde oral: 1\. **Visitar o dentista regularmente**: exames dentários e limpezas regulares previnem o aparecimento de problemas e doenças orais;  2. **Escovar os dentes e a língua**: deve realizar as escovagens pelo menos duas vezes por dia, utilizar fio dentário e usar um elixir bocal recomendado pelo seu dentista.  3\. **Ter uma alimentação saudável**: os nutrientes provenientes dos alimentos ajudam a manter a boca sã.  4\. **Estar atento à sua boca**: dever estar atento a sinais de alarmes tais como vermelhidão, inchaço, dor ou sensibilidade da gengivas. Caso sinta algum destes sintomas deve reportar ao seu médico dentista.  5\. **Evitar o tabaco**: fumar afeta a sua saúde oral, causando mau hálito, dentes amarelados em casos extremos pode provocar a queda dos dentes.  **Se seguir estes passos a saúde e beleza do seu sorriso pode durar a vida toda! **

5 Dicas para evitar o Mau Hálito

Infelizmente o mau hálito afeta muitas pessoas e pelos mais diversos motivos.O mau hálito é causado, principalmente, pela acumulação de bactérias na boca que produzem o mau cheiro. Existem algumas dicas que pode seguir para evitar que isto aconteça:  1\. Hidrate-se: A sua boca pode ficar bastante seca ao longo do diao que resulta numa menor produção de saliva. Consequentemente, o hálito pode ficar muito mais forte. 2\. Reduza o consumo de cafeína. 3\. Evite bebidas alcoólicas 5\. Modere a utilização de rebuçados contra o mau hálito: existem muitas pastilhas que pretendem mascarar o maus hálito. A verdade é que muitas destas pastilhas contém açúcar o que contribui para a proliferação das bactérias.

Gravidez: Cuidados Dentários

A sensibilidade das gengivas são um queixa bastante comum durante a gravidez. As hormonas  desenvolvidas durante a gestação as gengivas inflamam e incham o que promove o sangramento , principalmente, quando escova os dentes. No entanto a higiene oral não deve ser descuidada durante este período. Manter os seus dentes limpos, especialmente na região do colo dentário, poderá reduzir substancialmente o risco da gengivite durante a gravidez. Para além disso poderá ajudar na sua saúde oral durante o período de gestação se optar por alimentos integrais, verduras, queijos e fruta.  Deverá marcar uma consulta com o seu médico dentista durante o quarto e sexto mês. No primeiro trimestre o mais importante é o desenvolvimento da criança e no último o stress associado à consulta no dentista poderá aumentar a incidência de complicações pré-natais.  Em caso de qualquer dúvida não hesite em falar com um dos nossos Médicos Dentistas. Mantenha o seu sorriso ainda mais brilhante durante este tempo de grande felicidade.

Será que se comer maçã já não precisa de escovar os dentes?

Alguns alimentos, como a maçã, são ricos em fibra o que auxilia a limpeza dos dentes durante a mastigação.  Contudo, é sempre importante manter hábitos de higiene oral com recurso a pasta dentrífica e fio dentário, uma vez que a maçã, apesar de ajudar na limpeza, não substitui a escovagem. Deve escovar os dentes, pelo menos, 2 vezes por dia! Quanto à maçã? A velha máxima refere "Uma maçã por dia, não imagina o bem que lhe fazia" por isso o melhor será mesmo comer a maçã mas escovar os dentes de seguida!

Escovar os dentes com muita força

Este pode ser um dos maiores erros que comete na lavagem dos seus dentes. Escovar os dentes com força não irá garantir a limpeza dos seus dentes, bem pelo contrário poderá prejudicar a sua saúde oral. Ao aplicar força excessiva na lavagem pode comprometer o estado das suas gengivas e até lesiona-las. Além disso poderá aumentar significativamente a sua sensibilidade dentária. Da próxima vez que estiver a lavar os dentes lembre-se que escovar com muita força não significa que os seus dentes fiquem mais limpos. Tenha em atenção a forma como pressiona a escova contra a suas gengivas e evite danificar a sua saúde bucal!